Páginas

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Dicário da Make #4 - Sombras


Olá,

Continuamos na saga de explicar cada componente de maquiagem que deve ter o teu kit básico. Hoje vamos falar sobre o 4# componente - as sombras!





Das sombras não há muito a falar que não seja já do conhecimento de todas, mas vamos mesmo assim dar algumas pequenas explicações sobre este produto. A sombra é geralmente utilizada nos olhos, com a finalidade de os destacar e parecerem mais atraentes.
  

 
A sombra acrescenta profundidade e dimensão, complementa a cor, ou simplesmente chama a atenção para a região dos olhos. Quando bem aplicada consegue fazer verdadeiros milagres dando a ilusão de olhos maiores, mais pequenos, mais profundos, mais afastados, enfim, dependendo do rosto e formato do olhar de cada uma.
 



Se existem pigmentos com mais variedade de cores disponíveis, são as sombras. Surgem no mercado com todas as tonalidades e cores da palete cromática, tudo o que possas imaginar de cores, de certeza que se procurares já existe! As sombras aparecem nos formatos unitários (uma só cor vendida individualmente) ou em paletas que vão desde duas a 180 cores!
Atreve-te neste mundo colorido e vai descobrindo este sem fim de cores.
 

 
O termo cobertura não se adequa muito bem às sombras, neste caso, falamos mais em pigmentação. E o que é isso de pigmentação?! Perguntam vocês...Trata-se da qualidade na cor, por exemplo, se eu tiver uma sombra cor de rosa forte na paleta, mas quando passo no olho ela "perde" a cor, ou precisa de bastante produto para ficar com a cor real...isso é falta de pigmentação, se pelo contrário uma passagem for suficiente e aguentar todo o dia, então a pigmentação é ótima :)
 
As sombras são produzidas, tal como outros produtos, em diversas texturas, no caso de sombras em pó, são geralmente feitas de pó do mineral "Mica", as outras podem ser encontradas também em formato de lápis, líquido, ou creme.
 
A tipologia de pele não vai interferir muito na escolha da textura das sombras, uma vez que a zona de aplicação, as pálpebras não difere muito de pele para pele.
 
Vê agora alguns produtinhos:
 

 
 
 
 
 
Para aplicar as sombras depende muito do tipo de textura que escolhermos, se for em creme poderá ser aplicada com os dedos (anelares), se for em pó (compacto ou solto) com pincel ou esponjinha, e em lápis pode ser diretamente. É aplicada nas pálpebras e no arco das sobrancelhas, para iluminar o olhar!
Espreita o esquema seguinte para aplicação de sombra:
  1.  Aplica em toda a pálpebra uma sombra de cor da tua preferência, caso tenhas mais experiência, podes usar duas cores, usando a mais clara junto do canto interior do olho, e a mais escura da parte mais exterior do olho, o truque é esfumar bem a passagem das duas cores;
  2.  
  3. Ilumina por baixo do arco da sobrancelha com uma cor clarinha, com ou sem brilho, para levantar o olhar, esfuma novamente com as cores da pálpebra;
  4.  
  5. Por fim junto à linha das pestanas e no canto mais externo, em forma de V, coloca uma cor mais escura, para dar profundidade ao olhar.
 
Muitas pessoas usam a sombra de olho simplesmente para melhorar a sua aparência, para criar um visual com cores brilhantes ou neutras. Dependendo do tom de pele e da experiência de quem aplica, o efeito da sombra de olho geralmente traz a muitas vantagens! Atreve-te também :P
 
E tu já te rendeste às sombras?!
 
Beijo, Cátia
 

Sem comentários:

Enviar um comentário