Páginas

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Palavras para quê?! #2



Bom dia,

Mais uma rubrica de: PALAVRAS PARA QUÊ?!
Inspirei-me para este post, num artigo da revista sábado...e fiquei sem palavras...decidi que tinha de partilhar convosco estas maravilhas "misteriosas" :)

Espreitem comigo as "cidades fantasma" mais fascinantes do mundo!


No deserto da Namíbia, no início do século XX a cidade era habitada por exploradores alemães, que partiram para Kolmanskop em busca de diamantes. Construída ao estilo arquitectónico europeu, a pequena localidade tinha todas as comodidades: salão de festas, hospital, teatro, um casino e até uma fábrica de gelo. Após a Primeira Guerra Mundial, porém, os diamantes acabaram.

A cidade foi abandonada definitivamente em 1954. Hoje, é popular entre turistas e fotógrafos, que visitam o lugar atraídos pela paisagem extraordinária das casas a serem engolidas lentamente pelas areias do deserto.
Em 1970, Varosha era o principal centro turístico de Chipre. Procurado por milhares de turistas, ele era o destino favorito de grandes celebridades da época como Elizabeth Taylor, Richard Burton, Raquel Welch e Brigitte Bardot.

No dia 20 de Julho de 1974, porém, os soldados da Turquia e da Grécia, que disputavam o país, entraram na cidade e começaram a disparar indiscriminadamente. A população foi obrigada a fugir.
 
Até 1974, a ilha era habitada sobretudo por trabalhadores das minas submarinas de carvão. A maior exploradora era a empresa Mitsubishi, que construiu habitações na região para os mineiros.

Em 1970, porém, com a substituição do carvão pelo petróleo, a Mitsubishi foi obrigada a fechar a mina. Hoje, a ilha é conhecida como a Ilha Fantasma, sendo que recebe ocasionalmente a visita de alguns turistas curiosos.
 
Em 1860, cerca de 800 pessoas viviam na cidade. Porém, uma série de terramotos começou a atingir a região. A pouco e pouco, as famílias começaram a deixar Balestrino. Em 1953, a cidade foi totalmente evacuada devido à instabilidade geológica do local.
 
Evacuada em 1986 após o acidente de Chernobyl, nunca mais ninguém voltou a habitar a cidade desde então. Antes do desastre, cerca de 50 mil pessoas viviam em Prypiat.
 
A construção das habitações em San Zhi começou em 1978. O plano inicial tinha como objectivo criar um resort com casas em forma de naves alienígenas. Apesar do avanço do projecto, nunca ninguém chegou a morar em San Zhi.
 
Fonte de imagens e texto: www.sabado.pt
 
E vocês, tentados a fazer uma visita a estes lugares?! :) 
 
Beijo, Cátia

Sem comentários:

Enviar um comentário