Páginas

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Cuidados com o Cabelo!



Bom dia,
 
Post novo, dedicado inteiramente ao CABELO! Na minha opinião, quando bem tratado, é uma das características-chave para uma aparência feminina, cuidada e ao mesmo tempo fashion!
 
Em artigos anteriores - aqui e aqui - já falei de cortes, colorações e penteados tendência desta estação, mas antes de tudo isto, e para que funcione na perfeição, qualquer alteração que queiras fazer nos teus cabelos, precisa de cuidados básicos diária e semanalmente.
 
Este post vai esclarecer-te sobre possíveis dúvidas que tenhas acerca dos cuidados a ter no cabelo, quer seja liso, encaracolado, curto, pintado etc... e alguns produtinhos essenciais para a tua "necessaire".
 
 
 
 
 
 

Existem vários tipos de cabelo, e descobrires qual é o teu já é meio caminho andado para que consigas cuidar do teu cabelo de forma correta.
 
A maior parte dos produtos que existem no mercado, já faz referência à tipologia de cabelo e não deves descurar esse aspeto. É o primeiro passo para teres o teu cabelo com bom aspeto. Vê em baixo alguns exemplos de produtinhos que podes adquirir:
 

 
 
Dentro destas tipologias existem variações, os cabelos lisos, encaracolados, ligeiramente ondulados e, a indústria de cosmética, também já começa a preocupar-se com estas caraterísticas.
 
 
Nestes cabelos, não é preciso utilizar grande quantidade de produtos para ele ficar impecável - há quem tenha sorte, hihi - mas pelo menos de três em três meses deves fazer uma hidratação para que não corras o risco dos fios capilares ficarem estragados, com as chamadas "pontas duplas". Para evitar ou prevenir esses danos há quem prefira fazer essas hidratações através de máscaras caseiras (encontras facilmente receitas pela net!) ou então com produtinhos próprios para tal.
 
Cabelos oleosos trazem alguns problemas, porque esteticamente é o tipo de cabelo que aparenta mais sujidade, devido à produção excessiva de óleo. Para isso é preciso lavá-lo SEMPRE (ou usar os chamados shampoos secos, para alguma urgência), com shampoo e condicionador certo. O shampoo atua sobre a oleosidade e para isso é preciso aplicar o condicionador apenas nas pontinhas, para evitar que ressequem.
 
 
Estes cabelos também precisam de uma ginástica de produtos, uma vez que são em cima muito oleosos e as pontas muito secas. A dica é usar shampoo para cabelos oleosos e condicionador para cabelos secos, porque o shampoo para cabelos mistos não limpa muito bem e a raiz volta a ficar oleosa muito rápido.



Cabelos Secos é preciso muito cuidado, deve usar shampoos e condicionadores apenas para esse tipo de cabelo, lembrando sempre as tipologias de liso ou encaracolado. Não passes nunca condicionador, ou máscaras, na raiz do cabelo por muito que dê aquela tentação,lol... usar estes cremes tornam o cabelo com a aparência de sujo. Opta por usar sempre máscaras de silicone para as pontas e um leave-in;


 
Cabelos quimicamente tratados com madeixas, normalmente secam bastante, e para os cabelos pintados é preciso cuidado para que não descolorem muito rápido, ficando com aquela cor sem vida! Primeiro compra um shampoo e condicionador para a cor do teu cabelo. Faz hidratação pelo menos uma vez por mês, para que os cabelos não percam o brilho, nem fiquem muito secos, assim evitas com que o teu cabelo fique igual ao de um espantalho,lol!
 
Deixo aqui algumas dicas gerais que independentemente do teu tipo de cabelo, deves sempre ter em atenção, para que o teu cabelo possa ser o centro das atenções, pelas melhores razões:
 
 
1. Corta o teu cabelo uma vez a cada três meses, no mínimo. Isso vai contribuir para retirar pontas secas e espigadas.
 
2. Alimentação Equilibrada . Se algum nutriente estiver a faltar na nossa alimentação, quase sempre se reflete diretamente nos cabelos. Por isso, uma alimentação rica em legumes e verduras evita a queda de cabelo, problemas com o crescimento e enfraquecimento.
 
3. Opta por usar produtos com FPS (Fator de Proteção Solar), durante o verão. Especialmente após o contato com a água (piscina, mar e afins). Uso de boné e chapéu também ajuda a proteger da radiação solar.
 
4. De preferência ao uso de pentes de madeira, com dentes largos. O pente de madeira anula a eletricidade estática, evitando a quebra dos fios capilares.
 
5. Faz uma hidratação periódica. A hidratação periódica varia de cabelo para cabelo, mas mesmo aquele cabelo que não possui nenhum tipo de alteração química (pintados/madeixas), necessita desse cuidado.
 
6. Evita o uso excessivo de secador e do babyliss. Isso contribuiu para que o cabelo seque e surja o aparecimento de pontas duplas, dando uma aparência opaca e sem vida nos cabelos. Uma dica é adotar um estilo de corte que te permita usar de forma mais natural.
 
7. Muda o teu shampoo. Troca o teu shampoo periodicamente, pois, muitas vezes, o cabelo pode acostumar-se com um determinado princípio ativo do produto, fazendo com que ele fique com uma aparência opaca e “sem vida” ao fim de algumas semanas.
 
E tu já cumpres alguns destes requisitos?! Tens atenção aos produtos na hora de comprar?!
 
Beijo, Cátia
 
 
 
 


Sem comentários:

Enviar um comentário