Páginas

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Dicas de decoração para espaços pequenos!




Bom dia,

Tema novo no blog: CASA e DECORAÇÃO!
Se há lojas que eu adoro são as de decoração...perco-me lá dentro, e acho que a maioria das mulheres, também :)
 
Hoje vou dar algumas dicas de como otimizar uma área pequena, tornando-a acolhedora e espaçosa ao mesmo tempo. Vou, neste artigo, dar especial atenção à sala, uma das divisões da casa que mais é usada,  quer pelos próprios moradores, quer pelas nossas visitas.  
 
Atualmente são cada vez mais comuns os apartamentos pequenos. Com isso, é necessário criar ambientes, a fim de se ganhar alguns centímetros. Mas nada de dores de cabeça na hora de decorar. O Fecho Éclair seleccionou algumas imagens de encher os olhos e o coração :) Vamos explicar tudo direitinho, o conceito de cada um dos exemplos, para criares o teu cantinho personalizado.
 
Inspira-te aqui e põe mãos à obra aí na tua casa!




A base neutra é fundamental para quem não quer arriscar nas cores e errar.
Muita iluminação natural e longas cortinas do teto ao chão são truques para ampliar o espaço.
Outro detalhe importante é a ausência de tapete, que nos traz a sensação de amplitude porque o piso se alonga.
Cores nas almofadas, na cadeira, nas flores completam a decoração.




É importante lembrar aquela velha "máxima da decoração": a de nunca usar uma cor forte na parede para onde olhamos mais tempo.
Eu concordo, cansa! Aqui, além de a cor ser suave, o cinzento clarinho está na parede das costas do sofá, o que facilita.
É ambiente pequeno, mas com personalidade. 
A mesa de apoio lateral é espelhada porque amplia o ambiente, dando a sensação de prolongamento da área. O tapete claro e da mesma cor do sofá, mais uma cortina linda e longa, e poucos móveis ajudam na ilusão de maior espaço.
 
 
 



É impossível que alguém diga que esta sala é feia. Ela pode não ser exatamente o teu estilo, mas é muito bonita e aconchegante.
O que traz essa sensação de aconchego é a presença de elementos naturais, como as fibras da persiana, o algodão da manta do sofá e a madeira do banquinho.
 
Esta salinha é um mimo, pequena, sim, mas cheia de truques "ampliadores", como a tal cortina longa, desta vez, branca e transparente, os móveis claros, assim como o tapete, e a maravilhosa luz natural.
A decoração muito subtil ajuda a não quebrar a harmonia dos tons claros, e o facto de toda a sala se guiar só até meio da parede transmite sensação de horizontalidade!




Vê como também se pode brincar com as cores quando a sua base (sofá, cortina, tapete, paredes) é neutra!
 
Os tons da grande tela (atrás do sofá para se tornar menos cansativa!) repetem-se nas almofadas, no decor da mesa de centro e até na cadeira amarela, que não pesa no espaço por ser transparente.
 
Vê como os elementos naturais na sala, se misturam com elementos mais sintéticos, transmitindo, essa mistura, conforto, aconchego e calor! 
 
O candeeiro de pé é uma boa opção para se criar outros pontos de luz - quanto mais luz, mais "espaçoso" se torna o lugar!
 
 
 
Esta imagem incorpora três áreas a de estar, a de jantar e varanda.
A presença da madeira nos três espaços é fundamental na integração, porque integrar não é só derrubar paredes, e já está, é acima de tudo,incluir um elemento comum aos espaços.
 
Os tons de base branco e bege contrastam com o vermelho, o mostarda e o castanho, destacando a individualidade de cada zona.
A mesinha de centro transparente, e as cadeiras da mesa de jantar, rematam o visual sem pesar na decoração.



Tudo integrado, cozinha + zona de estar.
Como podes ver as paredes brancas e o piso único deixam o apartamento mais amplo.
A mesa e cadeiras transparentes, móveis e sofá claros ajudam a aumentar o espaço.
O tapete marca o espaço do estar, assim como o verde marca a área da cozinha.
O conjunto de prateleiras pequenas ajudam a delimitar na vertical uma espécie de divisão entre os dois espaços.



 

Esta sala é a mais pequenina. Mas nada que preocupe porque a janela sem cortina ajuda na entrada de luz natural e amplia a área.
Apesar de tudo ainda tem alguns truques que distraem o olhar. O facto do painel da TV estar mais alto que o normal e as prateleiras a começarem no teto em direcção ao chão, tornam a sala mais ampla em termos de verticalidade.
O tom de base é "cortado" por pormenores das almofadas, manta de algodão e as jarras de flores, tornando o aspeto da sala mais moderno e acolhedor. Repare-se no "móvel" da TV, ideal para poupar espaço.


 

Este é o último exemplo, mas as longas cortinas estão novamente aqui é para verem como elas realmente funcionam. Pregadas juntinho ao teto e a terminarem no chão, estes cortinados aumentam em muito a sensação de altura. Apesar de serem escuros, eles não impedem a entrada de luz, porque têm alguma transparência. Em espaços pequenos não se aconselham cortinados com padrão muito carregado, o ideal são tecidos lisos ou com pequenas texturas.
 
 O tapete clarinho da mesma cor que o sofá também auxilia na sensação ampliadora. Novamente poucos móveis, alguns até transparentes com cor, para não pesar na decoração. Deves apostar em várias zonas de descanço  - que até podem ser de cor semelhante ou oposta ao sofá. Dá primazia a tecidos lisos, os com padrão só em pequenos pormenores.
Abdica de estantes e outros móveis carregados de decoração porque isso cria ruído visual e torna a área muito pesada e "apertada".

 

  
Ficaram aqui, algumas sugestões de como tornar a tua sala...naquele espaço acolhedor, moderno e ao mesmo tempo super-personalizado (não te esqueças de colocar molduras e objetos que te dizem alguma coisa..é essencial para que te identifiques com o lugar!)
 
Até ao próximo artigo,

Beijo, Cátia

Sem comentários:

Enviar um comentário