Páginas

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Dicário da Make #2


Olá,
 
Hoje vamos continuar com a "saga": Dicário da Make #2, e vamos falar sobre o segundo produto do Kit Básico de Maquiagem - o CORRETOR!
 
Tal como a Base, o corretor tem que se lhe diga na hora de se comprar um! Dos mais variados tipos e com diferentes cores, o corretor requer um conhecimento exato da tua pele. (Se ainda não sabes qual o teu tipo de pele, consulta o post Dicário da Make #1).
 
A finalidade principal de um corretor é cobrir imperfeições, corrigir olheiras, disfarçar vermelhidões, etc... no fundo serve para camuflar tudo aquilo que está a mais no nosso rosto e que por alguma razão queremos atenuar...como por exemplo aquelas malditas borbulhas, manchas que aparecem do nada, ou aquelas olheiras gigantescas, que ninguém merece :)!!
 
 
 
 
 
Deves tentar escolher a cor do corretor num ambiente com luzes naturais, ou então com os dois tipos de luz (fria e quente).
 
Para descobrir o teu tom, tal como a base o local ideal a experimentar é mesmo no próprio rosto.
A cor deve aproximar-se o mais possível da tonalidade da face (lembro que não deverá ser exatamente da cor da base, se não, não dá resultado e o corretor funde-se com o tom da base e perde as propriedades de correção), no entanto se não tiveres muitas olheiras nem imperfeições, poderá ser um tom abaixo da tua cor.
Aconselha-se a que as morenas usem os tons beges rosados, porque dão um ar mais natural, as pessoas de pele branquinha, optem por tons mais claros.
 
Só que vocês já devem ter visto, que existem marcas de produtos no mercado que além das tonalidades beges, possuem outras gamas de cores: amarelo, verde, lilás, rosa.... E porque será?!
 
Fonte imagem: thespiritualbeauty.blogspot.com
 
Para ser mais fácil, podemos sempre recorrer à "Teoria das cores" , ok...já estão a perguntar..."O que é isso?!"  Passo então a explicar...com a ajuda do círculo cromático.
 
A teoria diz que cores opostas neutralizam-se, ou seja, consoante a posição no círculo podem anular-se uma à outra. Por isso se tiveres olheiras muito roxas, o corretor amarelo será o ideal, assim como se te aparecer algumas manchas vermelhas, o verde é o que te irá ajudar mais.
Mas valerá a pena ter estas cores?! Sim, mas se queres só tapar algumas marquinhas e não tens olheiras muito destacadas, os corretores normais dão conta do recado.
 
                                                                   
Uma das razões deste produto camuflar tão bem a pele, é o facto de ser bem mais denso que as bases.  No mercado existem diferentes tipos de corretores, os em creme, em stick, os líquidos, em lápis e até em pó!
 
 
 
CORRETOR LÍQUIDO - Dá à pele um aspeto mais natural e não acumula produto nas linhas de expressão. Tem uma cobertura leve a média.
 
CORRETOR EM CREME - Para mim é a textura ideal. São de cobertura média a alta, por isso conseguem esconder qualquer imperfeição. Se for um corretor que tenha na sua constituição óleo, é preciso cuidado para não "escorrer" do local de aplicação.
 
CORRETOR EM LÁPIS/STICK - Dá uma cobertura muito espessa, daí o cuidado necessário para não dar um ar muito artificial e para não acumular.
 
CORRETOR EM PÓ - Textura mais recente, apareceu na onda da maquiagem mineral. Tem cobertura média, e é muito sequinho. É preciso cuidado porque também acumula com muita facilidade.
 
 
 
 
Para aplicar o corretor, existem várias formas e tempos de aplicação, ou seja, podes colocar o corretor antes da base ou depois, usando os dedos, o pincel ou a esponjinha.
Vamos por partes...lol :)
 
Na minha opinião o corretor deve ser usado depois da base, porque se a tua pele não tiver muitas imperfeições, a base quando aplicada dá já uma prévia correção ao rosto, e assim não exageras no produto, dando um aspeto mais natural.
 
Então deves fazer da seguinte forma:
  1. Depois de aplicar a base, coloca o corretor (líquido ou em creme) na parte externa da tua mão, para doseares com facilidade; Caso seja em pó, deves usar o pincel, se for em stick usa-o directamente na face;
  2. Vai colocando, com dedo (o "anelar" mais o vez é o ideal porque forcará menos o rosto), pincel ou stick, algumas "pintinhas" de corretor na zona de olheiras, nariz, "bigode de chinês" arco da sobrancelha e pálpebra (ver figura em baixo);
  3. Depois tens 3 opções:
  • Dar pequenas batidas no corretor com o dedo anelar, até que o corretor se funda com a pele, esfuma sempre muito bem. 
  • Usando o pincel, em leves movimentos do centro do rosto para fora;
  • Ou com esponjinha, dando pequenas batidinhas e fazendo pequenas ondulações (tal como na base)

Nota: Se usares um corretor creme ou liquído, aplica uma leve camada de pó, para assentar o produto. Para evitar acumulação de produto nas linhas de expressão, passa uma toalhinha de papel, faz umas batidas e retira os excessos.

 
 
Usei o corretor líquido, de cor bege, um tom mais clarinho que a minha tez - prefiro assim. Também tenho corretores na versão creme, são os meus favoritos! Não tenho no momento os corretores de cor, porque acho que não necessito, os outros cumprem bem a função :)

O segredo da aplicação é sempre espalhar e esfumar bem, para que o produto não acumule e não se notem e aquelas manchas brancas em redor dos olhos... o chamado efeito "Panda", que aparece vulgarmente nas fotografias das celebridades..!
Esse efeito acontece porque o produto está muito concentrado numa determinada zona, e depois como os maquiadores passam um pó translúcido por cima para assentar o corretor (um pó que tem sempre um "fundinho" branco no seu tom) surge com facilidade essa mancha por causa dos flashes das fotos.

Na minha opinião, apostar numa boa base e num bom corretor, é meio caminho andado para uma pele sem imperfeições e uma maquiagem imaculada!
Qualquer dúvida que queiras ver esclarecida, deixa nos comentários.

Beijo, Cátia
 

 

5 comentários:

  1. Adorei o post querida! :D
    Parabéns pelo blog, estou a gostar imenso! :D

    Beijinhos,
    touchofpurple.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelo apoio..neste ínicio é essencial..és uma fofa :)
    Tb gosto bastante dpo teu..hihih :) bjo**

    ResponderEliminar
  3. um bom post... muito informativo, gostei... nunca tinha percebido mt bem o porque de haverem trios com correctores verde, rosa e beje, agora ja percebi lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz que gostaste :) Vai visitando o blogue, porque todos os dias temos novidades...

      Beijo, Cátia

      Eliminar
  4. Optimas dicas para quem como eu se está a iniciar na maquilhagem (com quase 30 anos.. shame on me!)

    =)obrigada pela visita, i'm following you 2!

    ResponderEliminar