Páginas

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Dicário da Make #3 - Pó Compacto

 
Olá,
 
Vamos continuar neste post com a rubrica - Dicário da Make, hoje com o produto #3 do Kit básico de maquiagem - o pó compacto!
 
Este pó é formado por micro-partículas que são compactadas tornando o produto mais duro e fácil de se aplicar. Essas partículas minerais ajudam a preencher as imperfeições da pele. O pó é utilizado para ajudar na fixação da base e para anular eventuais brilhos.
 
Falamos no pó compacto no Kit, apesar de existir a versão - pó facial solto. A escolha da versão compactada, prende-se com o facto de a aplicação ser mais fácil e a possibilidade de errar ser menor. O produto prensado tem menos tendência a acumular.
 
 

Tal como a base e o corretor, a cor do pó - solto ou compacto - deve aproximar-se o mais possível da tua cor natural de pele, para evitares efeitos de duas cores diferentes no rosto. Se tens dificuldade na escolha da cor, existem no mercado pós de cores translúcidas, que depois de aplicados no rosto ficam com efeito "transparente", dando o ar natural à tua tez.
Podes dirigir-te a lojas especializadas de cosmética, testar os produtos, pedir aconselhamento e algumas amostras para te ires habituando aos mesmos e depois saberes como reagem com a tua pele.
 
 
Como já mencionei anteriormente, o pó pode apresentar-se de duas maneiras, soltinho ou compacto. A versão prensada numa embalagem é mais fácil de se transportar na mala, para retocar a qualquer hora a maquiagem.
 
Existem pós que dão diferentes coberturas, no entanto, na minha opinião, a cobertura deve ser dada pela base, e o pó funcionar apenas como um complemento, uma vez que colocar camadas em cima de camadas de pó vai trazer nitidamente um ar muito artificial.
As mulheres mais maduras, e mesmo as mais jovens, devem evitar os excessos, uma vez que fará com que as rugas e linhas de expressão se tornem mais evidentes. A maquiagem serve para realçar a tua beleza natural, então usa-a com moderação!
 
Nota: Em peles muito secas o uso de pó não é recomendado! Nas peles oleosas, a preferência recai sobre a versão compacta.
 
Vê aqui alguns exemplos de produtos que estão no mercado:
 

 
 
 
 
 

O pó, qualquer uma das versões, deve ser aplicado na sequência do uso da base e corretor. Serve para finalizar o trabalho dos anteriores, conferindo à pele um toque aveludado e sem brilhos. Atenção ao excesso de produto para não ficares com o efeito "máscara".
 
Para aplicar faz da seguinte forma:
  1. Caso uses o pó compacto, opta por uma esponjinha e aplica pequenas quantidades, com ligeiras batidinhas, espalhando uniformemente por todo o rosto. Insiste mais na zona T (onde a oleosidade é mais característica).
  2.  
  3. Se preferires a versão solta, a aplicação pode ser feita com o uso de esponja, que geralmente acompanha o produto, ou com um pincel grande e fofo. Antes de aplicar e para um melhor acabamento, é importante retirares o excesso de pó do pincel.
 
Eu como tenho pele mista, tenho pó compacto e solto, e uso os dois indiferentemente, conforme o espírito, lol! No entanto, como disse no inicio do post, aconselho o pó compacto devido à facilidade de aplicação, que para quem está a começar é essencial.
 
E tu já estás a "compor" o teu Kit?! Preferes qual das versões do produto?
 
Beijo, Cátia
 

2 comentários:

  1. eu tenho o pó compacto da essence e não gosto nada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, eu já usei e até gostei da forma como ele se "deu" com a minha pele, nada contra a não ser que o acho um pouco poerento, mas sim..existem muito melhores :)

      Beijo**

      Eliminar